Arendt e Maquiavel: fundação, violência e poder no pensamento republicano
Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Carlo Gabriel Kszan Pancera
Resumo:
Investigo, neste texto, a relação entre fundação, poder e violência. Para fazê-lo, passo em revista a interpretação que Arendt faz de Maquiavel. Ao analisá-la e confrontá-la com uma interpretação republicana do pensamento do secretário florentino, acreditamos poder lançar alguma luz nas próprias noções estudadas, assim como numa possível compreensão de Arendt como uma autora republicana.
Abstract:
I investigate, in this paper, the relationship between foundation, power and violence. To do so, I review the interpretation that Arendt makes of Machiavelli. When we analyze it and compare it with a republican interpretation of the thought of the Florentine secretary, we believe we can shed some light on the notions studied, as well as in a possible understanding of Arendt as a Republican author.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19006
Palavras-Chave: Arendt. Maquiavel. Fundação. Fundação. Poder. Violência.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.