Os direitos humanos no mundo do animal laborans

Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Christina Miranda Ribas

Resumo:

Partindo da distinção/indistinção entre as atividades da vida activa (action, work, labor), cuja prevalência pode ser percebida, historicamente, como organizadora de diferentes concepções antropológicas, procura-se pensar o significado dos direitos humanos no mundo do animal laborans, numa proposta de compreendê-los nos marcos do pensamento de Hannah Arendt, norteada pelo entendimento arendtiano da compreensão como produtora de sentido - enraizada no processo da vida - que permite a reconciliação com as razões e paixões humanas.

Abstract:

Starting with the distinction/indistinction among the activities of the vita activa (action, work, labor), whose prevalence may be acknowledged, historically, as the organizer of different anthropological conceptions, we try to ponder on the meaning of human rights in the world of the animal laborans, in an attempt to understand them under the theoretical perspective of Hannah Arendt, guided by the Arendtian conception of understanding as a producer of meaning - rooted in the life process - which allows for the reconciliation with human reasons and passions.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19008

Palavras-Chave: Direitos humanos. Apátridas. Refugiados. Hannah Arendt.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.