A especificidade da natureza humana em relação aos demais animais no pensamento aristotélico
Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Débora Mariz
Resumo:
Este artigo analisa em que medida a natureza humana se distingue dos demais animais, tendo como referência as obras biológicas e a Ética de Aristóteles. Nosso fio condutor, nessa perspectiva, é o mecanismo psicofisiológico do agir dos animais. Compreendemos, a partir daí, que a natureza humana não é totalmente determinada e isto é a condição de possibilidade que faz com que o homem possa tornar-se excelente, cumprindo com o fim que lhe é próprio.
Abstract:
This article analyze to what extent human nature is distinguished from other animals, through the biological works of Aristotle as well as his Ethics. Our target, in this perspective, is analyze the psychophysiological mechanism of the action of animals. We understand that human nature is not fully determined and it is the condition of possibility that makes the man become accomplished, achieving its ultimate purpose.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19072
Palavras-Chave: Natureza. Aristóteles. Ação. Ética. Biologia.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.