Comments on Denis Fisette "Franz Brentano and higher-order theories of consciousness"

Ano 7 n°13 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Bruno Leclercq

Resumo:

Nos últimos anos, a pesquisa sobre a psicologia de Brentano vem buscando na mereologia uma base teórica que pudesse ajudar a tratar e a resolver grandes problemas, tais como a questão da unidade da mente apesar de ser constituída por muito atos mentais simultâneos e consecutivos ou a questão da unidade de cada um destes atos mentais apesar de serem constituídos de muitos componentes descritivos. Usando a formalização da mereologia de Husserl feita por de Gilbert Null, podemos examinar mais detidamente algumas reinvindições de Brentano assim como seus problemas e consequências.

Abstract:

For the last few years, research on Brentano’s psychology has turned to mereology for a theoretical framework which could help to address and solve some major problems, such as the question of the unity of the mind despite its being made up of lots of simultaneous and consecutive mental acts or the question of the unity of each of these mental acts despite of its being made up of several descriptive components. By using Gilbert Null’s formalization of Husserl’s mereology we take a closer look at some of Brentano’s claims as well as at their issues and consequences.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19081

Palavras-Chave: Brentano. Filosofia da mente. Mereologia. Husserl. Teorias de ordem superior.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.