Dialética, diferença e pensiero debole em Gianni Vattimo
Ano 7 n°14 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Antonio Glaudenir Brasil Maia
Resumo:
Com a presente reflexão, busca-se compreender as premissas que permitem conceber o pensiero debole do filósofo italiano Gianni Vattimo como uma "nova" ontologia que se debruça sobre a concepção do enfraquecimento do ser. Além disso, explicita-se a atitude crítica ante a Dialética e o pensamento da diferença, desdobrando-se com base no sentido de sua crítica à tradição metafísica. A ontologia vattimiana, expressa no pensiero debole, tem na categoria da pietas e na crítica do poder o seu horizonte de eticidade, configurando-se como a principal motivação da produção do filósofo italiano. Talvez seja essa motivação o aspecto mais saliente da (in)atualidade da reflexão de Vattimo.
Abstract:
With the present reflection, we seek to understand the premises that allowed conceiving the “pensiero debole” proposed by the Italian philosopher Gianni Vattimo, who puts it as a ‘new’ ontology, which focuses on the design of the weakening of the Being. Additionally, we explicit the critical attitude toward the Dialectic and the thought of difference, based on the meaning of his criticism of the metaphysical tradition. The vattimian ontology expressed in the “debole pensiero” has in the category of “pietas” and in the critical power their horizon of “ethicity”, configuring itself as the main motivation of the Italian philosopher production. Perhaps this motivation is the more salient aspect of the (out)dated of Vattimos’s reflection.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19106
Palavras-Chave: Pensiero debole. Dialética. Diferença. Pietas.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.