O liberalismo restrito de Thomas Sowell: uma análise

Ano 7 n°14 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Evandro Barbosa; Thaís Cristina Alves Costa

Resumo:

Trata-se de analisar o modelo político-liberal de Thomas Sowell a partir de sua visão restrita de igualdade e justiça. Para tanto, abordaremos o problema das ações afirmativas norte-americanas sob o viés igualitário. Como fio condutor da pesquisa utilizaremos as obras de Sowell A conflict of visions e Affirmative action around the world.

Abstract:

This paper consist in an analysis of the liberal political model of Thomas Sowell from its restricted vision of equality and justice. Therefore, we discuss the problem of North American’s affirmative action under the equal bias. As a guide this research we will use the books by Sowell Affirmative action around the world and A Conflict of Visions.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19107

Palavras-Chave: Justiça. Igualdade. Liberdade. Ação Afirmativa.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.