A amizade na perspectiva de M. Foucault
Ano 7 n°14 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Nilmar Pellizzaro
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo apresentar o conceito de amizade em Michel Foucault a partir de sua relação com o poder e a ética. Sendo a amizade uma relação de poder, nossa hipótese é de que ela é a melhor relação do ponto de vista ético, entendendo-se ética como sendo aquela relação em que cada um é convidado a cuidar de si e a estimular o outro para que também cuide de si. Quando vivenciada na perspectiva da ética do cuidado de si, a amizade é capaz de suscitar grandes mudanças nas relações de poder, tornando as pessoas mais livres, menos governadas. Pensar a partir da amizade é lançar o desafio para que novos modos de relacionamentos possam surgir e assim também novas formas de subjetividade e de sociabilidade.
Abstract:
The study here presented has the goal of exhibiting the concept of friendship in Michel Foucault, from its relation to power and ethics. Given that friendship is a relationship of power, our hypothesis is that it is the best relationship from the ethical viewpoint, considering ethics as being that relation in which each one is invited to take care of oneself and to stimulate the other to do the same as well. When lived in the perspective of ethics of the care for self, friendship is capable of stimulating big changes in the relations of power, making people freer, less governed. Thinking from the standpoint of friendship is to issue a challenge so that new kinds of relationship may emerge and thereby also new kinds of subjectivity and sociability.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19112
Palavras-Chave: Foucault. Governo de si. Governo do outro. Amizade. Ética do cuidado de si.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.