Sabedoria e transcendência: uma proposta às inquietações do homem contemporâneo

Ano 8 n°15 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: João Eudes Rocha de Jesus

Resumo:

O presente texto tem por objetivo tratar da problemática da sabedoria que parece ter sido esquecida no mundo contemporâneo dado mais ao pragmatismo que a reflexão, privilegiando mais o saber tecnocientífico do que o pensamento crítico e reflexivo. A sabedoria consiste na busca incansável do saber, não apenas na dimensão epistemológica, mas de um saber que sirva para a vida, que ofereça o guia, os critérios e os fundamentos para um agir pertinente, capaz de realizar plenamente a existência humana. A racionalidade moderna procurou encontrar tal resposta no individualismo e na razão tecnocientífica perdendo de vista a questão da sabedoria, do saber significativo para a vida.

Abstract:

This work is purported to address issues related to the fact that the contemporary world adopted a more pragmatic and techno-scientific world view disregarding reflection and critical thinking. Therefore, the views currently prevailing shy away from wisdom understood as a restless search for a type of knowledge that offers grounds to guide human actions in a way that favors the flourishment of human existence. It will be argued that the modernity distanced itself from wisdom by associating an individualistic perspective with a scientific approach divorced from the preoccupation with the meaning of life.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19124

Palavras-Chave: Sabedoria. Transcendência. Ética.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.