Permanência da Metafísica

Ano 8 n°15 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Paul Gilbert

Resumo:

Uma primeira seção do presente trabalho se deterá sobre um problema preliminar, sobre a diferença entre a “ontologia” e a “metafísica” – o tratamento desse problema determinará toda reflexão posterior. A segunda seção interpretará alguns textos recentes de filosofia “continental” que promoveram a ideia de um fim da metafísica. A terceira seção, por sua vez, se coloca em posição crítica diante da filosofia analítica que surgiu exatamente com o projeto de superar, com a ontologia, a metafísica morta. A quarta e última seção colocará em evidência as razões pelas quais a metafísica, concebida no seu significado clássico, permanece viva, a despeito de todas as contestações.

Abstract:

A first section of the present work will stop on a preliminary issue, about the difference between the “Ontology” and “metaphysics”-the treatment of this problem determines all subsequent reflection. The second section will play some recent texts of continental philosophy that promoted the idea of an end of metaphysics. The third section, in turn, arises in critical position on the analytic philosophy that arose with the project to overcome, with the ontology, metaphysics dead. The fourth and last section puts in evidence the reasons why metaphysics, designed in its classic meaning, remains alive, in spite of all the challenges.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19129

Palavras-Chave: Metafísica. Ontologia. Fim da Metafísica. Filosofia analítica. Permanência da Metafísica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.