Os remédios da alma: terapêutica em Spinoza

Ano 8 n°15 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Rafael Estrela Canto

Resumo:

Neste artigo tecemos algumas reflexões sobre a filosofia como maneira de viver em Spinoza. Comparamo-la à filosofia de Epicuro, segundo a leitura de Pierre Hadot. Para tanto, centramos a investigação no conceito de remédio, igualmente presente em ambos os filósofos. A este aspecto da filosofia demos o nome de terapêutica.

Abstract:

In this paper, we make some reflections about the philosophy as a way of life for Spinoza. We compare it to the philosophy of Epicurus, according to Pierre Hadot interpretation. Therefore, we put in the center of the investigation the concept of remedy, equally present in both philosophers. To this philosophy’s aspect, we give the name of therapeutics.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19132

Palavras-Chave: Spinoza. Epicuro. Remédio. Filosofia como maneira de viver.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.