The concept of love in the religious philosophy of Nikolay Lossky

Ano 8 n°15 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Oleg Pavenkov; Mariia Rubtcova

Resumo:

O artigo analisa o conceito de amor na filosofia da religião de Nikolay Lossky. De acordo com Lossky o amor é um valor absoluto em si mesmo, integra o mundo dos valores num singular sistema axiológico e, por outro lado, é a principal força que une o mundo social. Sua doutrina do amor-ágape pode ser construída nas seguintes obras filosóficas: Bem Absoluto (1944), Valor e Existência (1934), Liberdade da Vontade (1927), Deus e o sofrimento (1941) e História da Filosofia Russa (1951). A conclusão da Metafísica do Amor de Lossky descreve em detalhes o ideal de bondade e de amor como valores positivos absolutos. Esse tipo de amor é inatingível na vida concreta das pessoas no mundo social existente.

Abstract:

This article devoted to the analysis of the concept of love in the religious philosophy of Nikolay Lossky. According to Lossky love is the absolute value in itself, integrating the world of values in a single axiological system, and on the other side, the main vital force unites of the social world. His doctrine of love-agape can be reconstructed from the following philosophical works: Absolute Good (1944), Value and Existence (1931), Freedom of will (1927), God and suffering (1941), History of Russian philosophy (1951). The authors draw the conclusion that Lossky’s metaphysics of love describes in detail the ideal of goodness and love as the absolute positive values. Therefore, this kind of love is unattainable in the lives of people in the existing social world.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19134

Palavras-Chave: Nikolay Lossky. Metafísica do amor. Conceito de amor. Filosofia religiosa russa.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.