Do objeto ao fático: a questão do como (Wie) no pensamento do jovem Heidegger
Ano 9 n°18 2017 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Miguel Angelo Caruzo
Resumo:
O presente artigo visa descrever o "objeto" da filosofia no pensamento de Heidegger por meio da mudança no modo de questionar o que será investigado, a partir da conferência O conceito de tempo. Trata-se de deixar de perguntar pelo que (Was) para pensar o como (Wie). Com isso, o filósofo não desenvolve sua investigação diante de um objeto, mas no âmbito da experiência originária da vida fática.
Abstract:
Le présent article vise à décrire “l’objet” de la philosophie dans la réflexion de Heidegger en changeant la question de savoir ce qui sera étudié, de la conférence, le concept de temps. C’est d’arrêter de demander quoi (Was) de penser comme (Wie). Ainsi, le philosophe ne se développe pas leurs recherches devant un objet, mais dans le cadre de l’expérience originale de la vie factuelle.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/31035
Palavras-Chave: Fenomenologia. Hermenêutica. Faticidade.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.