John Rawls e a educação para a democracia
Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Neuro José Zambam
Resumo:
O objeto de estudo deste ensaio é relacionar a educção para democracia a partir da teoria de John Rawls. A democracia, contemporaneamente, ganhou definições com maior espectro incluindo a segurança de ter seus direitos fundamentais assegurados, como, por exemplo, o direito social à educação. O objetivo geral dessa investigação está em relacionar a teoria de John Rawls e a educação para a democracia. Enquanto que os objetivos específicos foram: 1) Definir o espaço para democracia; 2) Destacar os princípios da justiça de John Rawls; 3) Fundamentar a razão pública como propulsor da democracia e educação. O problema de pesquisa que norteou a investigação foi: A razão pública é um fundamento da educação para democracia? Pode-se inferir que a razão pública ancorada com a educação é um meio basilar para a democracia, pois aliadas estas instituições empoderam o sujeito e dá a ele voz política sustentando o sistema democrático de uma sociedade. O método de abordagem foi o dedutivo, sendo a premissa maior a teoria de John Rawls e a premissa menor a viabilidade de aplicação da razão pública na educação para democracia. A técnica de pesquisa foi a bibliográfica.
Abstract:
The object of study of this essay is to relate education to democracy from the theory of John Rawls. Democracy, nowadays, has gained broader definitions including the security of having its fundamental rights assured, such as the social right to education. The general goal of this research is to connect John Rawls’s theory and education to democracy. While the specific objectives were: 1) Define where democracy fits; 2) To emphasize the principles of justice of John Rawls; 3) To base public reason as a propeller of democracy and education. The research problem which guided the research was: Is public reason a basis of education for democracy? It can be inferred that public reason anchored with education is a basic means for democracy, because allied, these institutions empower the subject and give him a political voice sustaining the democratic system of a society. The approach method was the deductive one, being the larger premise the theory of John Rawls and the lesser premise the feasibility of applying public reason in education for democracy. The research technique was the bibliographical one.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32025
Palavras-Chave: John Rawls. Educação. Democracia. Amartya Sen.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.