A dimensão histórica e social da ciência em Popper

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Elizabeth Assis Dias

Resumo:

O objetivo do presente trabalho é mostrar que a teoria da ciência de Popper, apresentada inicialmente em sua obra A Lógica da pesquisa cientifica, na qual a ênfase era dada aos aspectos lógicos, foi complementada, em obras posteriores, por uma abordagem que dá ênfase aos aspectos históricos e sociais. Essa nova abordagem se delineia quando o filósofo elabora uma teoria racional da tradição e uma teoria institucional da objetividade e do progresso cientifico. Deste modo, a ciência passa a ser definida não apenas por meio de um critério lógico, mas também, por seguir uma tradição, de não apenas receber as teorias produzidas, mas de criticá-las e por depender de instituições que fomentem o debate e a critica de teorias de modo a garantir a objetividade e o progresso cientifico.

Abstract:

The aim of the present paper is to show that Popper’s theory of science, first presented in his work The Logic of Scientific Discovery, in which the emphasis was given to logical aspects was complemented in later works by an approach that emphasizes aspects historical and social. This new approach is outlined when the philosopher elaborates a rational theory of tradition and an institutional theory of objectivity and scientific progress. In this way, science is defined not only by means of a logical criterion, but also, by following a tradition, not only to receive the theories produced, but to criticize them and to depend on institutions thatfoment debate and criticism of theories in order to guarantee objectivity and scientific progress.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32030

Palavras-Chave: Science. Tradition. Institutions. Objectivity. Scientific progress.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.