Considerações sobre a ideia da representação política em Do contrato social de Rousseau
Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: José João Neves Barbosa Vicente
Resumo:
Ao condenar a sociedade do seu tempo, Rousseau criticou a política de forma radical. Nessa crítica, principalmente como aparece em sua obra Do contrato social, ele rejeita e condena a representação política como se manifestava fundamentalmente no poder legislativo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em analisar o posicionamento desse pensador e apresentar os motivos da sua ira contra esse sistema político.
Abstract:
In condemning the society of his time, Rousseau criticized politics radically. In this critique, mainly as it appears in his book The Social Contract, he rejects and condemns the political representation as manifested fundamentally in the legislative power. Thus, the purpose of this article is to analyze the position of this thinker and to present the reasons for his anger against this political system.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32031
Palavras-Chave: Aparência. Liberdade. Política. Representação política.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.