A bula Unam Sanctam de Bonifácio VIII no contexto da disputa pelo poder político no final da idade média
Ano 10 n°20 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Felipe Gustavo Soares da Silva; Marcos Roberto Nunes Costa
Resumo:
O presente trabalho apresenta o contexto histórico-filosófico da escrita da Bula papal Unam Sanctam, pelo papa Bonifácio VIII, diante do conflito político entre este e o rei da França, Filipe IV, o Belo. Para isto, tratamos de demonstrar o cenário histórico-filosófico da discussão que levou a escrita da referida Bula, bem como analisarmos o conteúdo da Carta a fim de verificar se a conclusão da Bula se trata de uma decisão política ou uma orientação espiritual.
Abstract:
The present work presents the historical-philosophical context of the writing of the papal Bull Unam Sanctam by Pope Boniface VIII, in the face of the political conflict between him and the king of France, Philip IV, the Beautiful. For this purpose, we try to demonstrate the historical-philosophical scenario of the discussion that led to the writing of the Bull, as well as analyze the content of the Letter in order to verify whether the conclusion of the Bull is a political decision or a spiritual orientation.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39795
Palavras-Chave: Bula Unam Sanctam. Política na Idade Média. Igreja Católica.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.