As contracondutas corporais na educação

Ano 11 n°21 2019 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Cristiane Maria Marinho

Resumo:

O presente artigo, intitulado As contracondutas corporais na Educação, tem por objetivo mais amplo contextualizar a importância do corpo tanto no exercício do poder disciplinar e biopolítico, quanto nas atividades de resistência ao poder. Para tanto, a exposição foi dividida em dois momentos. O primeiro, Disciplina e biopolítica: exercício dos poderes modernos e contemporâneos na condução de condutas, caracteriza as especificidades desses poderes inserindo a explicação sobre a importância do corpo como elemento fundamental na condução de condutas. Da mesma forma, o segundo momento do artigo, Educação e poder: condutas e contracondutas, reflete sobre as possibilidades de resistência ao poder por intermédio da condução da vida como estética da existência, na qual a resistência passa necessariamente pelo corpo, bem como desenvolve essas possibilidades de contracondutas a partir da educação.

Abstract:

This article, entitled Corporal Counter-conducts in Education, has as comprehensive objective, to put into context, the importance of the body, both in the exercise of disciplinary and biopolitical power, and the resistance activities to power. For this purpose, the presentation has been split in two instances. The first one, Discipline and Biopolitics: the exercise of contemporary and modern powers in the handling of conducts, features the specifics of these powers, inserting an explanation on the importance of the body as an essential factor in the handling of conducts. In the same way, the second instance of the paper Education and Power: conducts and counter-conducts, mirrors the possibilities of resistance to power through making aesthetics part of our existence, in which, resistance passes necessarily through the body as well as it develops those conduct possibilities, starting from education.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/41043

Palavras-Chave: Corpo. Conduta. Contraconduta. Educac?a?o. Poder.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.