VILLA-LOBOS E O CANTO COLETIVO NA ERA VARGAS (1930-1945)
N. 1 (2006) • Artefilosofia
Autor: Guilherme Paoliello
Resumo:
Este artigo discute a obra pedagógica e a concepção de Educação Musical de Heitor Villa-Lobos a partir do conceito de Imaginação Social, desenvolvido por Bronislaw Baczko (1985). Ao considerar “o peso do imaginário sobre as práticas coletivas”, este conceito possibilitou uma análise das implicações estéticas, ideológicas e pedagógicas do modelo villalobiano, sobretudo em suas formas de organização dos coletivos, no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). O “Guia Prático”, trabalho que sintetiza as idéias do compositor brasileiro a respeito do papel da música na educação, é objeto de análise a partir dessas premissas conceituais.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/804/759
Palavras-Chave: Villa-Lobos,Canto Orfeônico,Era Vargas,Imagin
Artefilosofia
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Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP