O SENSO E O SENSÍVEL NA ESTÉTICA DE HEGEL

N. 2 (2007) • Artefilosofia

Autor: Charles Feitosa

Resumo:

Conforme a classifi cação hegeliana, o pensamento é superior ao desejo. Hegel serve-se do mesmo critério para estabelecer na Estética um sistema das diferentes formas de artes, onde a literatura (prosa e poesia) apresenta-se num patamar superior por se mostrar menos condicionada pelo sensível e pelo particular do que a música, a pintura, a escultura ou a arquitetura. Apesar disso, a literatura não ocupa o posto máximo na hierarquia dialética. A fi losofi a é a forma mais alta de manifestação do “Espírito”, pois é um pensar que se auto-determina; já a arte é o produto de um pensamento ainda contaminado pelo sensível. A proposta do trabalho é de investigar os pressupostos da demarcação hegeliana entre Filosofi a e Arte a partir de uma leitura da Estética.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/772/728

Palavras-Chave: Hegel,Sensível,Senso,Arte,Pensamento

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP