MAGIA EXTERNA E INTERNA EM A FL AUTA MÁGICA DE W. A. MOZART E E. SCHIKANEDER
N. 3 (2007) • Artefilosofia
Autor: Tristan Guillermo Torriani
Resumo:
Uma análise do pensamento mágico em A fl auta má- gica requer a distinção entre uma mágica que realiza proezas no mundo natural, externas ao sujeito, e uma mágica que produz uma transformação psicológica, logo, interior. A função mágica dos instrumentos musicais precisa também ser explicada por meio de suas associações simbólicas e dos contextos narrativos mitológicos nos quais estão inseridos. A ênfase na mágica interior no Singspiel mozarteano é consistente com a valorização da subjetividade e da sua educação pelas artes, que se aprofundará posteriormente no Romantismo alemão.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/757/713
Palavras-Chave: Magia,Música,Simbolismo,Instrumentos Musicais
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP