CRÍTICA E PERENIDADE DA OBRA DE ARTE
N. 3 (2007) • Artefilosofia
Autor: Wolney Unes
Resumo:
Este texto trata das complexidades da crítica à produção artística contemporânea. Como pano de fundo, expõe-se a querela entre Sainte-Beuve e Proust, na Paris do fi nal do século XIX, acerca do método apropriado para a análise crítica da obra de arte. Enquanto o primeiro defendia um método supostamente científi co, a reboque do positivismo, o último condenava a confusão entre autor e obra. Desse embate emergiu o entendimento da necessidade de separar a obra da fi gura de seu criador.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/753/709
Palavras-Chave: Crítica,Sainte-Beuve,Proust,Arte,Ciência
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP