ICONOLOGIA, ALEGORISMO MEDIEVAL E O CONCEITO DE HABITUS NA OBRA DE E. PANOFSKY

N. 12 (2012) • Artefilosofia

Autor: Liszt Vianna Neto

Resumo:

Este trabalho abrange o conceito de habitus segundo a obra Arquitetura Gótica e Escolástica de Erwin Panofsky, visando o seu distanciamento das historiografias passadas – como a de Wölfflin, Riegl, Warburg ou Cassirer –, os debates que os trabalhos de Panofsky produziram, e a influência que sua teoria e metodologia exerceram sobre autores das mais diversas áreas através desse conceito. Tal influência faria com que o conceito fosse reapropriado por autores como Gombrich, Eco, Bourdieu e Chartier. Os dois últimos, especialmente, reconheceram no habitus a superação, por Panofsky, de suas críticas à obra de Wölfflin e Riegl: a superação do positivismo e do formalismo, assim como o abandono da procura pelo precursor, da idéia de uma capacidade e liberdade da invenção individual, da abordagem psicológica do gênio e seu distanciamento da “História do Espírito”. Apesar de se mostrar uma eficaz solução teórica a muitas questões históricas abertas até então (algumas comuns também à escola dos Annales), foi dedicada a esse conceito muita pouca atenção por parte de historiadores e teóricos. Na maioria das vezes, estes se voltam apenas para seu renomado método Iconológico, ou para as “formas simbólicas”. Contudo, há no conceito de habitus e na Iconologia uma gênese historiográfica muito próxima. Ambos surgem do interesse de Panofsky pelo fenômeno gótico, pela escolástica – especialmente por Aquino e Suger – e pelo Alegorismo sagrado. O Alegorismo – a concepção medieval de se revelar sentidos trinos em textos e imagens – é a base na qual Panofsky concebeu seu método tripartite de investigação do significado artístico: a Iconologia. Do mesmo modo, a formulação do habitus e de sua renomada tese em Arquitetura Gótica e Escolástica tem uma base escolástica em comum com o próprio Alegorismo.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/585/541

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP