“A ATIVIDADE PROPRIAMENTE METAFÍSICA DO HOMEM”: NIETZSCHE E A JUSTIFICAÇÃO ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA DO MUNDO
N. 13 (2012) • Artefilosofia
Autor: Günter Zöller
Resumo:
O presente artigo discute as tensões entre modernidade e crítica da modernidade no pensamento estético de Nietzsche, com ênfase no modo como seu pensamento procura articular o pessimismo, o trágico e o artístico. A tese geral que orienta o artigo é que há em Nietzsche uma drástica reconceitualização da estética, na medida em que a radicalização do niilismo permite a recuperação do mundo pela via da experiência artística. Este movimento de resgate do mundo coincide com a tentativa de recuperar o pensamento dos gregos da era trágica. A discussão se encerra com o exame de alguns ensaios e poemas de Gottfried Benn, nos quais esta constelação nietzscheana reaparece.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/561/517
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP