PARA OS CONCEITOS DE ESTILO E GRANDE ESTILO NO VELHO NIETZSCHE

N. 14 (2013) • Artefilosofia

Autor: Rodrigo Rabelo

Resumo:

Os conceitos de estilo e grande estilo são essenciais para a exegese do uso da noção de arte no pensamento posterior de Nietzsche, uma vez que exemplificam de maneira cabal a seguinte constatação geral: o velho Nietzsche não tem intenção de se ater a uma Estética tradicional, nem de oferecer uma filosofia da arte completa ou estanque; portanto, é difícil querer sustentar algum “esteticismo” imanente a seu pensamento maduro, considerando a maneira como a arte e a beleza são aí utilizadas, e o quanto são ultrapassadas, em prol de instâncias e objetivos que suplantam a alçada propriamente estética e/ou artística. Em outros termos: a arte não é, segundo a mais madura filosofia de Nietzsche, um fim em si mesma, mas sim uma condição e um meio para a vida humana, e para a auto-superação dos estados atuais deste tipo de existência, de tal vontade de poder.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/550/506

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP