AS SEREIAS E O SUBLIME

N. 15 (2013) • Artefilosofia

Autor: Pedro Sussekind

Resumo:

Analiso, neste texto, a interpretação alegórica do episódio do encontro de Ulisses com as sereias, desenvolvida por Adorno e Horkheimer no primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento. Com base nessa análise e em observações sobre o trecho da Odisseia em questão, proponho que o episódio seja considerado não a partir da noção de beleza, que orienta a leitura desses autores, mas a partir da noção de sublime. Dessa releitura extraio novas conclusões para a discussão acerca da arte moderna e da contemporânea, com base na alegoria do herói épico que ouve o canto sedutor das sereias amarrado ao mastro de sua embarcação.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/537/493

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP