Belo natural e reconciliação: reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno

N. 17 (2014) • Artefilosofia

Autor: Franciele Bete Petry

Resumo:

O trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre os conceitos de “história natural” e “belo natural” a partir da teoria estética de Theodor W. Adorno. Além disso, o texto procura discutir, a partir de tais conceitos, como surge nas obras de arte um potencial cognitivo e um teor de verdade capaz de tornar a arte um modelo de reconciliação. Partindo do conceito de história natural, busca-se mostrar que Adorno compreende as obras de arte como artefatos capazes de imitar o belo natural, expressando uma relação não-violenta com a natureza e, por isso, transcendendo sua existência empírica. Desse modo, apresentam uma imagem reconciliada da natureza, uma vez que permitem sua expressão ao combinarem na estrutura da própria obra elementos miméticos e racionais. Além disso, tais elementos permitem a crítica da realidade, pois a imagem de reconciliação que aparece nas obras denuncia a desproporção entre essa aparência e a impossibilidade de sua existência social, conservando-se, porém, nas obras como utopia.

Abstract:

The present work aims at discussing the relationship between the concepts of “natural history” and “natural beauty” from the standpoint of Adorno's aesthetic theory. Furthermore, we shall investigate how these concepts enable the work of art to be cognitive, to have a true content and to become a model of reconciliation. We shall claim that Adorno conceives the work of art as an artefact that imitates natural beauty, expressing a non-violent relation with nature and, for this reason, is capable of transcending its empirical existence. Thus, the work of art shows the image of a reconciled nature, since it gives expression to nature through a combination of mimetic and rational elements. Moreover, these elements enable a critique of reality, since the image of reconciliation denounces the disproportion between this appearance and the impossibility of its social existence. However, in the work of art, this image of reconciliation is not only possible, but also conserved as a utopia.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/513/469

Palavras-Chave: Adorno,Estética,Belo natural,Reconciliação,Hi

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Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP