VARIAÇÕES DA MELANCOLIA NA MÚSICA DO SÉCULO XX: O BLUES E O JAZZ
N. 21 (2016) • Artefilosofia
Autor: Rainer Patriota
Resumo:
O presente texto se debruça sobre três figuras icônicas da música “melancólica” do século XX: a cantora de blues Bessie Smith, a cantora de jazz Billie Holiday e o trompetista Miles Davis. Com esses exemplos, o que se quer é delinear um panorama histórico fundado em tipos representativos. O blues de Bessie Smith caracteriza a tradição do blues em seu apogeu nos anos de 1920 como a música que vocalizou de modo espontâneo e direto o sofrimento do negro afro-americano. Billie Holiday sintetiza com extremo vigor o canto de jazz em seu máximo potencial expressivo, antecipando o protesto social das próximas décadas e cultivando uma resignação irônica diante de contradições insolúveis. Miles Davis, como porta-voz do cool jazz, avulta como o símbolo de uma concepção moderna de melancolia, musicalmente mediada pelo impressionismo e ideologicamente ligada ao existencialismo.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/431/395
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP