SILOGISMO E ANÁLISE MUSICAL EM CARL DAHLHAUS
N. 21 (2016) • Artefilosofia
Autor: Antenor Ferreira Corrêa
Resumo:
Proposição sobre a estrutura silogística montada pelo musicólogo Carl Dahlhaus visando a equacionar o problema do esfacelamento da estética após o final da prática comum. Inicio com a exposição dessa arquitetura argumentativa disposta por Dahlhaus. A seguir, apresento os critérios por ele adotados para valoração estética. Por fim, valendo-se do Opus 30 (1927) de Schoenberg, exemplifico como esta estrutura de pensamento montada por Dahlhaus é transportada para as críticas que ele realizou.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/428/392
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP