ARTE E FILOSOFIA VERSUS ARTE E NATUREZA: ABORDAGENS SCHELLINGUIANAS

N. 22 (2017) • Artefilosofia

Autor: Gabriel Almeida Assumpção

Resumo:

Primeiramente, apresentamos três relações entre arte e filosofia presentes na obra de Schelling: (1) arte como órganon da filosofia (Sistema de 1800), (2) arte como objetivação de mistérios (diálogo Bruno de 1802) e (3) arte como uma das formas de apresentação do absoluto (Filosofia da Arte, 1802-3; 1804-5). Conceitos fundamentais para essa tarefa são os de beleza, gênio, aconsciente, verdade. Em seguida, a partir de um confronto com as exposições de Leyte, Pareyson e Tilliette sobre o tema, defenderemos a hipótese de que o paralelismo entre a criação artística e a produtividade absoluta da natureza se mostra o fio condutor mais consistente da estética schellinguiana, apontando os limites da relação entre arte e filosofia como outro candidato a fio condutor.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/950/799

Palavras-Chave: arte,Filosofia,natureza,Schelling

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP