BATAILLE, LACAN E A TAUTOLOGIA DO SINGULAR: UMA LEITURA DO SABER-FAZER LACANIANO A PARTIR DA RELATIVA VIABILIDADE DE BATAILLE.

N. 23 (2017) • Artefilosofia

Autor: Tiago Ribeiro Nunes

Resumo:

No presente ensaio, propomos uma leitura do saber-fazer lacaniano a partir da noção batailliana de relativa viabilidade. Partindo da exposição das bases formais do saber-fazer lacaniano, passaremos em seguida à relativa viabilidade de Bataille para, ao final, concluirmos que, aplicada ao saber-fazer lacaniano, a relativa viabilidade de Bataille explicita o apelo à tautologia do singular que comparece nas últimas formulações lacanianas sobre os efeitos de uma experiência com a psicanálise levada ao seu limite.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/988/1050

Palavras-Chave: Lacan,Bataille, Psicanálise

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP