DUAS CARTAS DE SIGMUND FREUD A ARTHUR SCHNITZLER: TRADUÇÃO E COMENTÁRIOS

N. 23 (2017) • Artefilosofia

Autor: Pedro Heliodoro Tavares

Resumo:

Apresentam-se aqui duas importantes cartas de Sigmund Freud, criador da Psicanálise ao esctritor e dramaturgo Arthur Schnitzler nas quais Freud faz importantes admissões acerca de seu posicionamento pessoal diante da criação literária e de suas identificações com as temáticas abordadas na obra do ficcionista. Cabe aqui mencionar que Freud e Schnitzler dividiam, de fato, muitos traços identificatórios: vienenses, de idade semelhante, de origem judaica, médicos de formação, tendo ambos sidos alunos de Theodor Meynert e dele terem sofrido importante influência, acabam por escandalizar a sociedade de sua época com seus escritos sobre a sexualidade humana e sua relação com a agressividade ou com a destrutividade.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1151/1052

Palavras-Chave: Freud, Schnitzler,Doppelgänger,Tradução e Psi

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP