A LIBERDADE SUBJETIVA DIANTE DA NOÇÃO DE PROGRESSO DO MATERIAL: UM CAPÍTULO DA ESTÉTICA MUSICAL ALEMÃ DO SÉCULO XX
N. 24 (2018) • Artefilosofia
Autor: Igor Baggio
Resumo:
O artigo a seguir trata de um capítulo decisivo da reflexão sociológica e filosófica sobre a música na Alemanha no contexto do modernismo das três primeiras décadas do século vinte, capítulo relativo a reflexões sobre a pertinência da incorporação da noção de progresso pelo discurso estético musical. As posições de três autores fundamentais são abordadas, as de Ernst Bloch, Max Weber e Theodor Adorno, sendo a contribuição deste último o foco de nossa atenção. O principal objetivo do texto é mostrar que as reflexões de Adorno em torno da questão da liberdade subjetiva diante da noção de progresso do material, além de depender do contato direto do filósofo com as questões composicionais das vanguardas, também se nutre do diálogo com outros autores importantes de sua época cujas reflexões costumam ser esquecidas pelos comentários da filosofia da música adorniana. Por outro lado, gostaríamos de mostrar como a posição materialista de Adorno resolve dialeticamente questões teóricas maiores levantadas anteriormente por Bloch e Weber sobre a pertinência estética da noção de progresso.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1056/1383
Palavras-Chave: estética da música,progresso, modernismo musi
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP