HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR E ENQUADRAMENTO
N. 25 (2018) • Artefilosofia
Autor: Claudia Pellegrini Drucker
Resumo:
As dificuldades patentes envolvidas na pergunta sobre o tratamento filosófico adequado a dar à música popular são de várias ordens. A história da filosofia partiu da premissa que esta música não é artística, pois não é erudita, e deu prioridade à sua inserção social, definindo-a como nada além de mercadoria. Neste artigo, enfatizo que a premissa está diretamente associada a uma “narrativa mestra” em que a definição de música artística e sua história se reforçam mutuamente para excluir a música popular do âmbito da música artística. Esta narrativa concede um lugar privilegiado à música modernista ou de vanguarda. O que foi chamado pós-modernismo não nega a validade da história da arte, apenas a sua validade como padrão de medida (enquadramento) excludente. A liberação diante de categorias tradicionais (ou desenquadramento) permite também suspeitar da existência de uma história incipiente da música popular, o que é feito aqui como análise de uma literatura específica. Haveria na literatura brasileira já volumosa uma tentativa de determinar o modo de ser da música popular e, por conseguinte, os seus critérios de realização ou fracasso?
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1344/1484
Palavras-Chave: Filosofia da arte,filosofia da música,históri
Artefilosofia
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Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP