EXPLOSIONS OF SEPP
N. 25 (2018) • Artefilosofia
Autor: Guilherme Foscolo
Resumo:
Trata-se de recuperar a subterrânea influência de Marx na produção teórica que se movimenta a partir do colóquio “Materialidades da Comunicação”. Argumenta-se que o colóquio “Materialidades da Comunicação”, na tentativa de revisitar o conceito marxiano de materialismo, produziu uma versão “de-marxializada” da materialidade como alternativa (e reação) aos excessos de uma cultura pós-moderna da interpretação. No entanto, a de-marxialização do conceito significou, em última instância, esvaziá-lo de sua crítica política, fazendo dele uma ferramenta politicamente inócua. Sugere-se, por fim, que reconectar o conceito de materialidade à sua origem crítica abre toda uma gama de possíveis investigações.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1693/1473
Palavras-Chave: Materialidade,Marx,Gumbrecht,Kittler,Tecnopol
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP