Emancipação Pela Ação Comunicativa: A Leitura Crítica De Habermas Da Dialética Do Esclarecimento E O Esgotamento Do Programa Emancipatório De Horkheimer E Adorno
Aufklärung v. 1, n. 2 (2014) • Aufklärung - Revista de Filosofia
Autor: Jorge A. Lubenow
Resumo:
Este texto trata da leitura crítica de Jürgen Habermas da Dialética do Esclarecimento e do esgotamento do programa emancipatório de Horkheimer e Adorno. Elucida como a Dialética do Esclarecimento desemboca no impasse de uma crítica auto-referencial/totalizante da razão(I); Quanto esta crítica auto-referencial deve satisfação à Nietzsche, e quais os caminhos propostos por Nietzsche e Horkheimer & Adorno para sair desse impasse (II); E a crítica de Habermas à posição de Horkheimer & Adorno (III). Os textos-base são O discurso filosófico da modernidade (cap. 5: “O entrosamento entre o mito e o iluminismo: Horkheimer e Adorno”) e Teoria de la acción comunicativa (cap. 4: “De Lukács a Adorno: racionalização como reificação”).
DOI: https://doi.org/10.18012/arf.2016.20244
Texto Completo: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/arf/article/view/20244
Palavras-Chave: Teoria crítica, Dialética do Esclarecimento,t
Aufklärung - Revista de Filosofia
Aufklärung, revista de filosofia (Qualis B1, DOI 10.18012/ARF) tem foco na publicação de artigos na área de filosofia, ou que sejam relevantes para a pesquisa em filosofia.