Um investigador das mentalidades em terra de positivistas: a entrada de Louis Rougier no movimento filosófico do positivsmo lógico

Aufklärung v. 4, n. 1 (2017) • Aufklärung - Revista de Filosofia

Autor: Hallhane Machado

Resumo:

Em 1931, Louis Rougier, um investigador da mentalidade escolástica, escreve sua primeira carta a Moritz Schlick, o fundador oficial de um movimento filosófico que naquele ano seria conhecido, através de um afamado artigo de dois de seus membros, Albert E. Blumberg e Herbert Feigl, como Positivismo Lógico. O contato resultou na rápida adesão de Rougier ao movimento, que reconhecerá, em trabalhos anteriores deste autor, numerosas semelhanças com suas próprias teses. Em diversos aspectos, como a maneira como concebem o tempo, é certo que as tradições positivista e da Escola dos Annales possuem diferenças notáveis. Sob esse prisma, a entrada de Rougier no movimento e o modo como ocorreu, é, no mínimo, instigante. Esse artigo tem como objetivo delinear primeiramente a singularidade de tal acontecimento, através do apontamento das distintas posturas acerca do conceito de tempo, e esboçar alguns motivos que teriam levado Rougier a entrar no grupo e sua aceitação, chegando a se tornar o único membro francês do Círculo de Viena e figura central da recepção do movimento na França.

DOI: https://doi.org/10.18012/arf.2016.29099

Texto Completo: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/arf/article/view/29099

Palavras-Chave: Louis Rougier,Círculo de Viena,Escola dos Ann

Aufklärung - Revista de Filosofia

Aufklärung, revista de filosofia (Qualis B1, DOI 10.18012/ARF) tem foco na publicação de artigos na área de filosofia, ou que sejam relevantes para a pesquisa em filosofia.