Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty

Aufklärung v. 5, n. 3 (2018) • Aufklärung - Revista de Filosofia

Autor: Rodrigo Poreli Moura Bueno

Resumo:

O objetivo principal deste artigo é compreender o papel que o cinema possui na filosofia de Merleau-Ponty. Para este autor, as análises de um objeto em geral, aplicam-se igualmente ao cinema enquanto este é um objeto a se perceber e não a pensar, isto é, quando se percebe não se pensa o mundo, ele se organiza perante o indivíduo. Estas suas análises permitem compreender o filme como a arte de tornar visíveis objetos e comportamentos, já que o cinema é o que torna visível o invisível das nossas relações com o outro, mostrando um diálogo entre visível e invisível. Dessa maneira, o interesse do filósofo pelo cinema, enquanto objeto percebido, baseia-se na sua contribuição para a fenomenologia da percepção e do olhar e também na possibilidade de uma aproximação em relação aos outros e à intersubjetividade.

DOI: : https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894

Texto Completo: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/arf/article/view/41894

Palavras-Chave: M. Merleau-Ponty,Cinema,Percepção

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