Schopenhauer e a crítica de Walter Benjamin à noção romântica de alegoria
n. 5 (1999) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Autor: Rosa Gabriella de Castro Gonçalves
Resumo:
O objetivo do texto é discutir a separação entre linguagem e estética na filosofia de Schopenhauer a partir da crítica feita por Walter Benjamin em Origem do Drama Barroco Alemão à concepção romântica de alegoria.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i5p17-26
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64754
Palavras-Chave: Símbolo,Alegoria,Ideia,Conceito
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.
Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.