Arte Mais Além de Auschwitz Sobre a interpretação da teoria estética adorniana feita por Christoph Menke

n. 7 (2001) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Maurício Chiarello

Resumo:

Poucos são os comentários da Teoria Estética adorniana que atinam com seu espinho na carne mais dolorido. Mesmo os mais bem intencionados não raro recaem numa espécie de esteticismo ao atribuir a negatividade exercida pela obra de arte exclusivamente a seu próprio. Menospreza-se assim o entrelaçamento, vital para toda obra de arte sobretudo depois de Auschwitz, que se dá entre expressão, dor e morte, assim como a negatividade que delas decorre. É o que talvez seja emblemático na interpretação ora em questão de autoria de Christoph Menke.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i7p55-66

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64762

Palavras-Chave: Estética,Negatividade, Expressão,Dor,Morte

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.