Imitação e Obra de Arte na Metafísica do Belo
n. 8 (2002) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Autor: Rosa Gabriella
Resumo:
No pensamento de Schopenhauer a noção de imitação só pode ser compreendida quando se leva em conta que o artista não procura imitar a natureza a partir dos seus produtos, mas a partir dos seus procedimentos. Além disso, o modelo não é um objeto preexistente e sim uma Idéia, que para ser apreendida depende de uma modificação do modo de conhecer do sujeito.
DOI: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/69487
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/69487
Palavras-Chave: Imitação,ideia,Desinteresse, Beleza, Intuição
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.
Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.