Heidegger em busca da verdade da obra de arte: dialogando com a elegia Pão e Vinho de Hölderlin
v. 22 n. 4 (2017) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Autor: Gabriela Nascimento Souza
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do conceito de verdade da obra de arte em três textos de Heidegger: A origem da obra de arte (1935); A coisa (1950) e Sobre a elegia de Hölderlin: Pão e Vinho (1943). Interessa evidenciar uma nova concepção de verdade. Na recusa da compreensão do conceito de verdade enquanto adequação, o filósofo entende a verdade como um acontecimento poético.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i4p129-143
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/127524
Palavras-Chave: verdade, obra de arte,Hölderlin, Heidegger
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.
Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.