Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.
Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.
n. 15 (2010)
Editorial
Os Editores
A “gramática saudável” de Kant
Pedro Paulo Garrido Pimenta
“Não se pode falar de Nietzsche, sem relacioná-lo claramente à atualidade”: O Nietzsche “francês” nas páginas da Zeitschrift für Sozialforschung” (link para n.16, no qual saiu a versão completa do artigo)
Ernani Chaves
Heidegger e a Doutrina da Personalidade em Kant
Jean Leison Simão
Transformação pragmática da filosofia kantiana: Habermas, leitor de Humboldt
Antonio Ianni Segatto
Para a história conceitual da discriminação da mulher
Introdução ao Direito Natural Feyerabend. (Curso de Direito Natural (1784), segundo as anotações do aluno Gottfried Feyerabend)
Immanuel Kant, Trad. Fernando Costa Mattos
A transformação da filosofia em Jürgen Habermas: os papéis de reconstrução, interpretação e crítica
Fernando Costa Mattos