ADAPTAÇÃO DA IDEOLOGIA AO AMBIENTE INTELECTUAL
Série 1 (Suplemento 2) • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: Paul Forman, Cláudio Weber Abramo
Resumo:
Spengler tipifìca um conjunto de atitudes, largamente disseminadas entre alemães educados, explicitamente hostis à ideologia das ciências exatas e a conceitos específìcos nelas empregados. No restante deste artigo exploro alguns aspectos das reações de representantes dessas ciências na Europa central de língua alemã - num primeiro momento, as reações no nível da ideologia; ou seja, exploro os efeitos desse ambiente intelectual sobre as justificações propostas para a atividade científica, sobre a postura epistemológica do cientista exato, e sobre seu elan,seu esprit,sua confìança no futuro de suas disciplinas.
No entanto, não procuro construir, aqui, uma tipologia abrangente das reações ideológicas ao meio intelectual de Weimar; limito-me a ilustrar algumas das adaptações ideológicas mais notáveis. O quadro resultante, enfatizando exemplos de acomodação mas não de resistência, é necesariamente únilateral. Apesar disso, o desequilíbrio não é tão grande como se poderia imaginar, por duas razões: primeiro, porque são bastante raras as ocasiões em que um físico ou matemático adianta ideais antitéticos àqueles de seu meio, especialmente antes dos últimos anos do período de Weimar; 93,94 segundo porque, como veremos, muitas vezes acontece de um mesmo cientista oferecer.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1126
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.