A gênese dos obstáculos epistemológicos e passionais à beatitude no Prólogo do Tractatus de Intellectus Emendatione de Espinosa M
Série 3 v. 11 n. 1 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: oysés Floriano Machado-Filho
Resumo:
Este artigo propõe-se a tratar dos obstáculos epistemológicos e passionais à beatitude na abertura do Tractatus de Intellectus Emendatione de Espinosa, mostrando a conciliação entre os discursos retórico e epistêmico na exposição do autor. Desse modo, procuramos demonstrar que o filósofo seiscentista não produz uma cisão em sua obra com uma introdução meramente retórica do problema, mas fornece, desde as primeiras linhas, a gênese matemática do desejo, elaborando assim uma epistemologia. Palavras-chave: medida; ordem; acaso; autômato; conhecimento; desejo.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/638
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.