A Constituição das Substâncias Materiais e a Acidentalidade da Existência. Observações acerca da Ontologia e da Semântica Avicenianas
Série 3 v. 15 n. 2 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: Alfredo Storck
Resumo:
O objeto desse artigo é o de analisar a concepção aviceniana da constituição das substâncias materiais a fim de mostrar que Avicena não recorre em alguns dos erros que lhe são tradicionalmente atribuídos, notadamente desde Averróis. A tese da acidentalidade da existência com relação à essência será investigada no contexto da composição hilemórfica, apresentada como fundamento para caracterização da significação das noções universais e singulares.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/619
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.