Aspectos fisiopsicológicos da consideração de Nietzsche sobre o conhecimento
Série 3 v. 21 n. 2 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: Roberto Barros
Resumo:
A reflexão Nietzscheana sobre teoria do conhecimento é bastante marcada pela efervescência do neokantismo na Alemanha na segunda metade do século XIX.
Ela se caracteriza pela discordância à tentativa de redução da filosofia a uma reflexão prioritariamente teórica sobre o conhecimento. O artigo a seguir visa analisar os pressupostos desta discordância. Mencionados aqui serão as perspectivas
fisiopsicológica e a interpretação valorativo-moral do conhecimento, a partir das quais Nietzsche discorda de toda empreitada epistemológica exclusivamente analítica.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/541
Palavras-Chave: impulso,instinto,consciência, linguagem,Moral
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.