PARA REMENDAR A FÉ NO EXISTENTE: SUPERSTIÇÃO SECUNDÁRIA E CETICISMO DESILUDIDO NOS ESCRITOS SOCIOLÓGICOS DE THEODOR ADORNO
Cadernos Espinosanos n. 30 (2014) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
Autor: Eraldo Santos
Resumo:
A partir de uma leitura dos textos em que Theodor Adorno analisa a coluna de horóscopo do Los Angeles Times, busca-se delimitar a especificidade dos fenômenos sociais que o autor compreende sob o conceito de “superstição secundária”. Tratar-se-ia, para o autor, de novos processos de relação social, no interior dos quais os indivíduos estariam alienados em relação às fontes produtoras do conhecimento mágico concernente ao seu próprio presente e futuro. O que chama especialmente a atenção do autor é a postura cética e desiludida do receptor diante das informações que lhe são fornecidas: o público, mesmo não levando completamente a sério a validade objetiva do que dizem as colunas de horóscopo, nem por isso deixa de se orientar por seus imperativos. Na perspectiva adorniana, isso ocorre porque o horóscopo responde às necessidades libidinais de sujeitos que, incapazes de configurar intelectualmente os problemas sociais que os afligem, sucumbem ao conhecimento pseudorracional de ordem supersticiosa. Adorno encontra a chave para ultrapassar esse impasse numa figura renovada de Bildung, que envolve, por um lado, a ênfase na capacidade da consciência crítica de efetuar sínteses e a recuperação de uma vivência da temporalidade em que a duração, em chave bergsoniana, se sobreponha à espacialização do devir.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.83779
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/83779
Palavras-Chave: Superstição secundária, ,Semierudição,Desilus
Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.
The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.
Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.