EPÍSTOLAS: ESPINOSA E BOXEL
Cadernos Espinosanos n. 35 (2016) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
Autor: Samuel Thimounier Ferreira
Resumo:
A troca epistolar de Espinosa com Hugo Boxel ocorreu de setembro de 1674 a meados de outubro ou novembro do mesmo ano. Foram escritas, até onde se sabe, seis cartas, três de cada um, todas elas em holandês. Há disponível, todavia, apenas a cópia do original de uma única delas, a epístola LIII, restando como fontes únicas as versiones latinas apresentadas nas Opera Posthuma. Toda a sequência argumentativa rende um interessantíssimo documento, frutífero no que atina a questões como fé e superstição. Aqui, todavia, não temos a pretensão de entrar no debate teórico. O que ora propomos é somente uma tradução integral da correspondência entre Espinosa e Boxel, entregando ao leitor uma versão em língua portuguesa que seja a mais justa e acurada possível, e que reproduza fielmente a terminologia técnica usada.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2016.114992
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/114992
Palavras-Chave: Boxel,Espectros,Espíritos,Deus
Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.
The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.
Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.