AS DOUTRINAS DO "HEN KAI PAN": GIORDANO BRUNO E ESPINOSA NA LEITURA DE F. H. JACOBI

Cadernos Espinosanos n. 39 (2018) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Juliana Ferraci Martone

Resumo:

As denominadas filosofias do hen kai pantiveram um papel determinante no pensamento alemão do século XVIII e XIX, em boa parte devido ao tratamento que lhes foi dado por F. H. Jacobi em Sobre a doutrina de Espinosa em cartas ao senhor Moses Mendelssohn (1785). Espinosa e Giordano Bruno são os grandes representantes desse modo de pensar, e suas filosofias inauguram uma nova articulação entre causa e razão, mundo e Deus. Jacobi identifica em ambos o modelo da máxima coerência intelectual que uma filosofia pode alcançar, um monismo imanente cuja consistência lógica não pode ser combatida no interior do sistema com as armas da metafísica pura. Por outro lado, é no princípio indeterminado, comum a essas doutrinas, que Jacobi verá a confirmação de uma danosa tendência da história da filosofia que culmina no idealismo de Fichte e na filosofia do jovem Schelling, isto é, na união entre natureza naturada e naturante no eu.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.149598

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/149598

Palavras-Chave: Giordano Bruno, Espinosa,Jacobi,Hen Kai Pan,C

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.