TRACTATUS THEOLOGICO-POLITICUS: SPINOZA E SUAS HERESIAS
Cadernos Espinosanos n. 39 (2018) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
Autor: Ravena Olinda Teixeira
Resumo:
O presente texto tem como objetivo apontar algumas das razões pelas quais Spinoza foi considerado um herege. Acreditamos que as três principais razões que colaboraram para essa interpretação do seu pensamento estão contidas mais explicitamente no Tratado Teológico Político do que em sua principal obra filosófica, a Ética. Ademais, o Tratado Teológico Político teve maior alcance entre o vulgo, pois era o objetivo de Spinoza que a obra tivesse a maior repercussão possível e influenciasse no conflituoso cenário político e religioso de sua época, ao mesmo tempo em que a Ética permanecia confinada entre as mãos dos seus amigos e leitores mais próximos.
DOI: : https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.106077
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/106077
Palavras-Chave: Spinoza, Filosofia, Religião,Teologia
Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.
The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.
Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.